O Futebol Brasileiro e o Futebol Arte: Uma Análise Foucaultiana a Respeito da Ordem Destes Discursos na Mídia e na Academia

Por: José Carlos Marques e Nathaly Barbieri Marcondes.

XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom

Send to Kindle


Resumo

1 3 Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Bauru, SP Resumo Diante da constante representação em diversos produtos midiáticos de que o futebol brasileiro seria caracterizado como o “futebol arte”, e do surgimento de recentes estudos acadêmicos que problematizam ou que recusam esta caracterização quando se observa o futebol nacional a partir da década de 1970, este trabalho tem como objetivo tentar entender como o primeiro discurso ainda se mostra hegemônico em nossa sociedade. Para isso, foram utilizadas as classificações propostas por Foucault (1999) para possíveis formas de exclusão ou interdição de discursos, presentes em sua obra “A Ordem dos Discursos”. Como objeto de análise, foram selecionadas as vinhetas produzidas pelas emissoras de TV Globo e Bandeirantes, responsáveis pela transmissão da Copa do Mundo de 2014, para a divulgação do evento.

Ver Arquivo (PDF)

Tags: ,

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.