Integra

introdução:

a presente pesquisa tem como objetivo analisar a gênese do futebol, na cidade de juazeiro do norte/ce, como um elemento importante na construção da idéia de civilidade da referida cidade. o futebol é tomado aqui como uma prática social que colabora para o entendimento das relações sociais estabelecidas na cidade de juazeiro do norte a partir do período que este, o futebol, inicia um processo de consolidação através da formação do seu primeiro time em 1927 e da doação, no mesmo período, de um terreno que vai servir de campo para os jogos. ao adentrarmos mais no processo de formação do primeiro time de futebol de juazeiro do norte, é possível perceber que este surge num momento muito específico da vida na cidade, ou seja, logo após a sua emancipação política. trata-se de pensar, quais relações se inauguram com a prática mais sistematizada desta atividade. a opção por estudar a crescente modernidade instaurada na cidade de juazeiro do norte partindo do futebol e não de outras instâncias mais determinantes do social, tais como, os aspectos econômicos, políticos ou religiosos, mostra que é possível compreender as relações sociais a partir de esferas diversas como é a do esporte.

metodologia:

no caminho trilhado da investigação sobre o futebol na cidade de juazeiro do norte foi privilegiado a análise de fontes escritas sobre a cidade e sobre os diversos autores e atores que impulsionaram a criação e o desenvolvimento desta prática social. a pergunta formulada que colocou-se como campo central de investigação foi: o que significou a introdução do futebol para as pessoas que viviam na cidade de juazeiro do norte no início do século xx? a pesquisa qualitativa apresentou-se como a mais adequada para as questões colocadas nesta investigação. assim sendo, foram utilizadas as seguintes técnicas de coleta de dados: a) levantamento e análise de artigos de jornais, periódicos, livros, fotos e documentos particulares, como forma de captar o retrato de uma época; b) relatos orais com algumas pessoas remanescentes do período analisado que protagonizaram ou testemunharam acontecimentos reveladores acerca das relações que se inauguram com a prática mais sistematizada do futebol. o estudo da memória como recurso metodológico se revelou de fundamental importância em todas as fases da pesquisa. o estudo da memória individual permite adentrar no pensamento do grupo ao qual pertence o sujeito.

resultados:

os resultados obtidos permitem compor um quadro amplo acerca da cidade de juazeiro do norte, dos seus protagonistas e das relações sociais estabelecidas entre seus pares num dado período. na análise dos artigos de jornais, periódicos, livros, fotos e documentos particulares foi possível verificar que: a) o percurso do futebol na cidade de juazeiro do norte encontra-se entrelaçado à própria trajetória da cidade; b) que a trajetória bem sucedida do time de futebol que representava a cidade de juazeiro do norte é transferida para a mesma; c) na construção da identidade do povo de juazeiro, que diz-se um povo de fé, religioso, há também que considerar o futebol como um dos fatores que ajudaram a construir uma representação acerca do que é ser juazeirense; d) há uma glorificação ao passado, através do relato de vitórias extraordinárias vividas pelos times de futebol da cidade; e) o futebol é carregado de significados podendo ser apreendido como elemento possível de uma explicação sobre o processo civilizador desencadeado na cidade de juazeiro do norte. através dos relatos orais foi possível comprovar os resultados obtidos a partir da análise dos diversos documentos.

conclusões:

podemos concluir que o esporte, mais especificamente no nosso caso o futebol, pode ser altamente revelador dos problemas da sociabilidade contemporânea. daí a necessidade de tratar o futebol não como um simples jogo com um conjunto de regras, mas como um jogo social que adquiri e imputa outras dimensões para além das quatro linhas do campo. portanto, um componente que este estudo buscou, foi a relação estabelecida entre a gênese do futebol na cidade de juazeiro do norte e a crescente idéia de modernidade observada na referida cidade a partir da prática deste esporte, relação esta, verificada através dos documentos e dos relatos orais. pensar a cidade de juazeiro do norte a partir dessa relação com o futebol é pensar a cidade como um dos órgãos mais representativos da nossa sociedade contemporânea e como um espaço vivo de cujo movimento emergem práticas reveladoras dos sujeitos e da sociedade, tal como nos mostra a prática do futebol.