Editora FUNPEC. Brasil 2013. 308 páginas.

Sobre

Este livro trata do futebol sob um ângulo mitológico e psicanalítico. É um livro feito de recordações infantis muito embora nem sempre pareça isso. A relação do futebol com o enriquecimento das classes sociais menos abastadas oferece oportunidades de transformações sociais notáveis.

A idéia de examinar essas relações de um ponto de vista psicanalítico, particularmente, mitológico, nos levantou a perspectiva de uma visão diferente, ou seja, uma visão do futebol através do mito. O mito trata do início das coisas e se refere ao modo como tudo começou. É essencial para que se compreenda o sentido mais profundo e arcaico da linguagem do mundo, da vida em geral. Os contos de fada começam de costume, com a frase – era uma vez e a partir desse ponto dão a sua narrativa oportunidade de descrever “como foi que tudo começou”.

É a partir desse ponto que tanto a curiosidade infantil como a curiosidade científica têm início. Em “O Futebol como Linguagem” esta pergunta continua sendo feita. Talvez não seja para ser respondida, talvez pela consciência de que se trata de uma resposta muito ampla e complexa. Não pode ser diferente.

Enquanto não soubermos de uma maneira mais definitiva responder as perguntas a que o nosso desconhecimento nos leva, teremos que continuar fazendo perguntas. Tomara que este livro possa provocar ainda mais dúvidas e questionamento.