O Futebol Como Prática Inclusiva Realizado com Alunos das Apaes

Por: éwerton Flausino.

XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Conice - CONBRACE

Send to Kindle


Resumo

No Curso de Educação Física da Universidade Federal de São João del-Rei, pela disciplina Educação Física Adaptada, ofertada no 5º Período, os discentes têm um primeiro contato e começam a intervir no Programa de Extensão com as APAE’s (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) das cidades de São João del-Rei (SJDR), Resende Costa e Lagoa Dourada. Através deste convênio, os alunos da UFSJ têm a oportunidade de colocar em prática conhecimentos teóricos aprendidos na disciplina, bem como, oportunizar a nós mesmos um contato efetivo com deficientes, buscando um melhor conhecimento sobre atividades e práticas inclusivas que nos conduzam a um entendimento sobre a diversidade humana, independente de sua deficiência (sensorial, física ou cognitiva), origem sócio-econômica, etnia, gênero ou cultura.
Este novo programa iniciado em maio de 2012, conta com a participação de 66 alunos sendo que ao início do programa são feitos testes e os alunos são direcionados às modalidades esportivas, planejadas e organizadas de forma a contribuir com atividades que enfatizem as potencialidades, tomada de decisão, equilíbrio, deslocamento espaço-temporal e conceitos gerais da modalidade esportiva. Uma das modalidades, e a que nos focaremos nesse estudo em questão é o “Futebol”, que por ser um conteúdo com maior popularidade, tem um contexto democrático que auxilia na socialização e na estimulação a prática esportiva.
As aulas ministradas pelos bolsistas e com a ajuda de alunos voluntários no programa têm como proposta para as intervenções realizar um trabalho que se aproprie de fundamentos básicos e introdutórios do futebol, adaptando as atividades conforme as diferenças e limitações dos alunos, e ao final das aulas é realizado um grande jogo para que os alunos possam vivenciar situações concretas de jogo e associem as habilidades aprendidas (correr com a bola nos pés, passar a bola para o outro colega enquanto corre etc.) no decorrer da aula.
O trato pedagógico que utilizamos desde o início do programa, destaca atividades que sejam recreativas e lúdicas, priorizando frases curtas e pausadas, demonstrações e quando necessário uma nova explicação e auxilio individual de acordo com a necessidade do aluno.
 

Endereço: http://cma.cev.org.br/biblioteca/show/4014671/

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.