O Futebol de Bairro Como Processo Educativo Não Formal: Um Estudo de Casos na Cidade de Valdivia-chile
Por Katherine Daniela Benilde Peña Ojeda (Autor), Nicolás Ricardo Mujica Hernández (Autor), Sergio Alejandro Toro Arévalo (Autor).
Em Movimento v. 22, n 4, 2016. Da página 1209 a 1222
Resumo
O propósito desta pesquisa foi compreender os processos de convivência de uma equipe de jogadores de futebol de bairro, o “Club de Fútbol Palestino Los Jazmines”, da cidade de Valdívia, no sul do Chile. Os investigadores realizaram uma intervenção na qualidade de professores das séries míni e infantil, na qual destacaram três jogadores como informantes-chave do estudo. Em uma primeira instância, se realizou uma revisão bibliográfica do tema, logo a partir de um desenho metodológico qualitativo baseado no paradigma sociocrítico, analisaram e interpretaram os dados registrados em diário de campo e nas entrevistas semiestruturadas aplicadas aos informantes-chave, seus pais e a presidenta do clube. Os resultados do estudo contribuíram para a caracterização das dinâmicas de relação social, assim como para a implementação e avaliação de uma proposta educativa não formal destinada a fortalecer a convivência da equipe.