Editora Ministério da Cidadania. None None. 141 páginas.

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e.indd 8 02/02/2021 09:45:35 PREFÁCIO Foi com expectativa que aceitei o convite para prefaciar este livro, fruto da tese de doutorado Carlos Thiengo e orientada por Alcides Scaglia. Não é novidade que o tema “currículo” conquistou espaço no âmbito do futebol de alto rendimento. Mesmo assim, o que esperar de uma tese inteira a respeito? Concluída a grata tarefa da leitura, foi com entusiasmo que me pus a rabiscar as anotações que renderam o presente Prefácio. A proposta dos autores é ousada, como se depreende (spoiler!) da última frase do trabalho. “Por fim, a partir destas implicações, esperamos que a presente pesquisa possa contribuir para a construção do futebol e dos futebolistas do futuro”. Contribuirá, sem dúvida. É um trabalho minucioso e admiravelmente bem exposto. O leitor verá, na primeira parte, um robusto e indispensável levantamento de inúmeras, ou das principais, ideias e práticas propostas e/ou adotadas na busca da excelência no desenvolvimento do jogador de futebol (mundial e local), e exibidas na literatura esportiva. Vários estudos brasileiros e do exterior foram vasculhados, e estão apresentados com as devidas referências. Também está presente nesta primeira parte uma das mais exitosas experiências internacionais, senão a mais bem acabada de todas elas, na aplicação do currículo na preparação do jogador de futebol de alto rendimento: a do já mitológico AJAX. Se no primeiro tempo os autores estudaram o jogo, expondo-o ao leitor e preparando o lance seguinte, no segundo foram ao ataque: aqui – estudo de caso -- Thiengo e Scaglia descrevem e analisam com detalhes o empenho da Ferroviária Futebol S.A., de Araraquara/SP, em estabelecer e implantar metodologia para formar atletas de alto rendimento (Segundo spoiler: na avaliação dos dirigentes da Ferroviária, a importância do Currículo na formação dos atletas, principalmente abaixo dos 15 anos, vem imediatamente e um pouquinho só abaixo da importância dos treinamentos para o jovem iniciar a busca da meta de atleta de alto rendimento). No mesmo estudo de caso, Thiengo e Scaglia avançam na que é, talvez, a mais instigante questão que envolve esta paixão mundial: o atleta de alto rendimento surge em razão de um “dom/talento” inato, ou seria possível ensinar/aprender a jogar futebol? Sem dúvida, uma questão fascinante.

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