O Futebol: Entre o Jogo e o Esporte na Educação Física Escolar

Por: Rogério Ferreira Pinto.

126 páginas. 2003

Send to Kindle


Resumo

Falar da paixão do povo Brasileiro pelo futebol é quase um fato sem relevância, pois o mesmo está enraizado na cultura do país. O futebol, que encanta o povo, é, muitas vezes, alimento para a criança da periferia, que sem ter onde se apegar em vistas ao futuro, faz com que seus sonhos se plantem em um campo de futebol. Mas o futebol pode e deve ser mais do que isso. A utilização da popularidade do futebol para motivar crianças e adolescentes a pratica de atividades motoras com objetivos pedagógicos, embasa este trabalho, no qual o conteúdo do futebol nas escolas públicas municipais de Araçatuba/SP é analisado.Foram questionados vinte professores de Educação Física, de 5. ª a 8. ª séries. Os resultados, frutos da análise feita, mostraram que os professores de Educação Física das escolas municipais apresentam nas suas aulas de futebol conteúdo voltado para o esporte de rendimento, ao contrário do que deveria ser proposto no contexto escolar. Na verdade, os professores não entendem a diferença entre jogo e esporte, formatando assim o conteúdo de suas aulas de forma a priorizar o aprendizado do futebol desenvolvido como esporte, de maneira mecânica e limitada, não satisfazendo os alunos e deixando de enriquecer seu repertório pedagógico. A Educação Física Escolar, atualmente apresentada aos alunos, tem um conteúdo subordinado ao esporte de rendimento, valorizando os aspectos biológicos e técnicos, contribuindo apenas em parte com a formação global do indivíduo. Neste caso, o futebol é estruturado como um fim nele mesmo e não como um meio instrumentalizado, voltado para a educação do indivíduo.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=778&listaDetalhes%5B%5D=778&processar=Processar

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.