Resumo

Falar da paixão do povo Brasileiro pelo futebol é quase um fato sem relevância, pois o mesmo está enraizado na cultura do país. O futebol, que encanta o povo, é, muitas vezes, alimento para a criança da periferia, que sem ter onde se apegar em vistas ao futuro, faz com que seus sonhos se plantem em um campo de futebol. Mas o futebol pode e deve ser mais do que isso. A utilização da popularidade do futebol para motivar crianças e adolescentes a pratica de atividades motoras com objetivos pedagógicos, embasa este trabalho, no qual o conteúdo do futebol nas escolas públicas municipais de Araçatuba/SP é analisado.Foram questionados vinte professores de Educação Física, de 5. ª a 8. ª séries. Os resultados, frutos da análise feita, mostraram que os professores de Educação Física das escolas municipais apresentam nas suas aulas de futebol conteúdo voltado para o esporte de rendimento, ao contrário do que deveria ser proposto no contexto escolar. Na verdade, os professores não entendem a diferença entre jogo e esporte, formatando assim o conteúdo de suas aulas de forma a priorizar o aprendizado do futebol desenvolvido como esporte, de maneira mecânica e limitada, não satisfazendo os alunos e deixando de enriquecer seu repertório pedagógico. A Educação Física Escolar, atualmente apresentada aos alunos, tem um conteúdo subordinado ao esporte de rendimento, valorizando os aspectos biológicos e técnicos, contribuindo apenas em parte com a formação global do indivíduo. Neste caso, o futebol é estruturado como um fim nele mesmo e não como um meio instrumentalizado, voltado para a educação do indivíduo.

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