O Futebol Midiatizado e Identidade Cultural Brasileira de 1950 a 2014

Por: José Márcio Barros e Pedro Vasconcelos Costa e Silva.

XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom

Send to Kindle


Resumo

Este artigo discute o futebol para além do universo esportivo, na perspectiva de este ser um forte elemento na constituição da identidade do povo brasileiro e de justamente por isso viver, talvez, a maior crise de público de todos os tempos. Busca ainda compreender de que maneira as zonas de afetações dos processos de midiatização se articulam com aspectos da formação cultural do brasileiro. O estudo foi realizado através da uma análise de dois momentos distintos da história do futebol brasileiro: a derrota da seleção brasileira na copa do mundo de 1950, para o Uruguai e, em 2014 para a Alemanha. 

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.