Resumo

Esta tese apresenta um estudo sobre dez filmes que tematizaram o futebol, no Brasil e na Espanha, durante os anos de 1964 e 1975. Procurou-se analisar essas películas principalmente no que elas implicaram para um diálogo com os ambientes ditatoriais sob os quais os dois países se encontravam no período. Recorrendo a dois grandes produtos modernos da diversão de massa, o futebol e o cinema, objetivamos traçar as condições de produção e os termos de contato entre essas obras fílmicas e a pauta político cultural do período, atentando aos limites e possibilidades de exibição e reflexão sob regimes de força. A apreciação das cinco fitas brasileiras e das cinco fitas espanholas, à luz da política cultural dos respectivos regimes, nos permitiu desenhar as diferentes maneiras por intermédio da qual se reforçou, se contrastou ou, de qualquer forma se dialogou com as posições e linhas políticas e de ideias presentes ao longo do recorte cronológico delimitado. Relativamente à forma de approach levada a cabo para a leitura de nosso corpus documental imagético, optamos por uma apreciação histórica que levasse também em conta a linguagem cinematográfica, ou seja, a partir dos termos em que a esses filmes foram “escritos”. Nesse sentido, estivemos atentos a vinculações de gênero, adoção mais ou menos ampla de recursos extra-verbais e opções de narrativa empregadas na confecção das películas. 

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