O Futebol de Seis Quadrados nas Aulas de Educação Física: Uma Experiência de Ensino com Princípios Didáticos da Abordagem Crítico-emancipatória

Por: Francisco Emilio de Medeiros.

Revista Brasileira de Ciências do Esporte - v.28 - n.2 - 2007

Send to Kindle


Resumo

O futebol de seis “quadrados” constituiu uma experiência de intervenção nas aulas de educação física pautada em proposições do movimento de renovação da educação física brasileira, gestado nos anos de 1980 e de 1990. A referência maior recaiu sobre a abordagem crítico-emancipatória enunciada por Kunz (1994), que postula a “transformação didático-pedagógica do esporte” e estabelece princípios didáticos comunicativos para as aulas de educação física. A experiência, realizada em duas escolas da rede municipal de ensino de Florianópolis (SC), revelou que o futebol de seis “quadrados” pode ser uma estratégia pedagógica importante para uma reinvenção do esporte.

Endereço: http://www.rbceonline.org.br/revista/index.php/RBCE/article/view/64

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.