O Futsal Como Disciplina Curricular dos Cursos de Graduação em Educação Física no Distrito Federal.

Por: Fábio Antônio Tenório de Melo.

59 páginas. 2002

Send to Kindle


Resumo

A presente dissertação tem como problema de estudo a ausência do futsal nos currículos dos cursos de graduação em Educação Física, no Distrito Federal. Para tanto, foi realizada pesquisa de campo envolvendo três categorias de sujeitos vinculados à prática do futsal nesta unidade federada: i) diretores e coordenadores de cursos de graduação em Educação Física; ii) estudantes de graduação em Educação Física; e iii) professores e técnicos atuantes na modalidade futsal. Com o primeiro segmento foram realizadas entrevistas, no intuito de identificar as razões atribuídas à ausência do futsal no currículo, enquanto que às duas outras categorias foram aplicados questionários específicos, visando à identificação dos interesses e motivos que justificariam a sua inclusão, bem como das implicações que essa lacuna na formação acadêmica estaria acarretando à atuação do professor de educação física. Os resultados evidenciaram que, apesar de o futsal estar entre as modalidades esportivas mais difundidas, tanto no âmbito nacional, como no Distrito Federal, de constituir conteúdo de interesse entre os estudantes e lacuna na formação dos profissionais em exercício, sua inclusão nos currículos dos cursos de graduação em Educação Física encontra restrições, sobretudo, de natureza histórica e econômica.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=902&listaDetalhes%5B%5D=902&processar=Processar

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.