O Futsal Como Estratégia Para o Aprimoramento das Habilidades Elementares e Para o Desenvolvimento da Imagem Corporal em Crianças

Por: Amanda A. Machado, , Danilo Sales Bocalini, Eliane F. Gama, Ingrid S. Bezerra, Kátia Regina Ponciano, Roberta L Rica e .

Motricidade - v.14 - n.-1 - 2018

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar a contribuição da prática de futsal na praxia global e imagem corporal em crianças em estágio motor especializado, avaliando o desempenho motor antes e após uma intervenção nos seguintes fatores: praxia global de mãos e pés e imagem corporal. Adotou-se o método de aplicação de 18 sessões de uma hora, duas vezes por semana, divididas em três módulos, I) atividades de deslocamento em diferentes direções; II) atividades de coordenação e tempo de reação e III) atividades de arremesso e chute. Vinte participantes do sexo masculino, com idades entre 8 e 12 anos, com desenvolvimento motor normal foram utilizados. A pesquisa foi realizada em uma escola particular. Os resultados encontrados foram uma melhora significativa nos golpes das bolas de tênis com as mãos e fazem o número de golpes em chutar a bola com os pés. Em relação à análise da imagem corporal após a intervenção proposta, as crianças mostraram o desempenho das partes corporais incorporado em desenhos que não estavam presentes anteriormente. Conclui-se que existem contribuições positivas da prática do futsal em relação à prática global da práxis e imagem corporal em crianças em estágio motor especializado.

Endereço: https://revistas.rcaap.pt/motricidade/article/view/12299

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.