O Futuro da Torcida: Midiatização, Mercantilização do Futebol e Resistência Torcedora

Por: Irlan Simões Santos.

XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom

Send to Kindle


Resumo

O artigo que segue se apoia nos objetivos da economia política e dos estudos culturais e tem como objetivo investigar a atual fase de mercantilização do futebol brasileiro, marcada pela realização da Copa do Mundo e do advento de 14 novas Arenas Multiuso. Para tanto, será resgatado o histórico de mercantilização do futebol, principalmente a partir de sua midiatização, que proporcionou a entrada sem precedentes de recursos, mas também onde detecta-se, de forma dialética, experiências de respostas dos torcedores, na luta pela manutenção de direitos e representatividade. Será feito então um resgate da bibliografia européia mais recente sobre o tema e serão apontadas experiências locais que merecem a atenção acadêmica.

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.