O Goalball Como Possibilidade de Inclusão Social de Pessoas com Deficiência Visual

Por: Adriana Cristina Barriviera Prada, Carmen Sílvia Grubert Campbell, Claúdio Humberto Sene de Oliveira, Elvio Marcos Boato, e Tânia Mara Vieira Sampaio.

Pensar a Prática - v.16 - n.1 - 2013

Send to Kindle


Resumo

Os esportes configuram-se numa das maiores manifestações humanas, sendo a eles creditados benefícios à saúde, socialização, desenvolvimento motor e formação humana. No campo dos esportes para deficientes visuais, algumas modalidades foram adaptadas, sendo o Goalball uma delas. Nesse estudo, de cunho qualitativo, objetivou-se analisar a percepção de atletas de goalball sobre os benefícios desta modalidade. A amostra foi composta por 10 atletas com deficiência visual, integrantes da Seleção de Brasília, selecionados aleatoriamente e a coleta dos dados foi realizada por meio de questionário com questões fechadas. Os resultados indicaram que o goalball configurou-se como uma importante oportunidade de inserção social, resultando em contribuições psicológicas e sociais, além de possibilitar maior mobilidade e autonomia, melhora no humor e desenvolvimento social.

Palavras-chave


Atividades de Lazer. Esporte. Socialização.

Endereço: http://revistas.ufg.br/index.php/fef/article/view/16460

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.