O Gtt de Formação Profi Ssional e Mundo do Trabalho do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte:de Sua Criação à Carta de Vitória

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Ciências do Esporte, Educação Física e Produção do Conhecimento em 40 Anos de CBCE Memória e História.

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Resumo

Os anos 1990, no Brasil, foram marcados pela implementação do neoliberalismo e a retomada de projetos conservadores em vários campos, inclusive o da educação física. No plano internacional, a falência dos Estados operários burocráticos do leste europeu e o avanço das políticas econômicas ortodoxas capitalistas sustentaram uma mudança da conjuntura superes-trutural marcada por um pensamento único e conformista. Na educação física brasileira, tal contexto possibilitou a reinvestida dos setores conserva-dores e corporativistas que investiram em dois projetos signifi cativos, o da regulamentação da profi ssão e o da fragmentação da formação profi ssional, por meio da divisão entre licenciatura e bacharelado (NOZAKI, 2004). Tais projetos, historicamente gestados desde os anos 1980, ganhariam um terreno propício para se concretizar no fi nal dos anos 1990 e início dos anos 2000. A regulamentação da profi ssão efetivou-se no ano de 1998; as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), em 2004.

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