O Hábito de Ler Como Forma de Lazer

Por: .

XXV ENAREL - Encontro Nacional de Recreação e Lazer

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo tem como finalidade analisar o hábito da leitura em adolescentes regularmente matriculados no ensino técnico integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus de Parnamirim, em relação aos benefícios que o hábito da leitura, quando realizado como uma prática de lazer, pode corroborar para a cons
trução da Qualidade de Vida destes adolescentes, além de almejar a compreensão de como surge o interesse pela leitura durante as práticas de lazer, e analisar a relação entre as leituras espontâneas e as obrigatórias. O hábito de ler, por vezes, é tido como uma atividade “chata”, pois é, como afirma Calvino (2004), o dever da escola de proporcionar algumas leituras. Entretanto, o hábito de ler pode ser desenvolvido com o caráter cultural de cada sujeito, ou seja, o hábito pode surgir por influência dos familiares e amigos. É sabido que com a leitura, o vocabulário e escrita daqueles costumam ler por prazer é aprimorado em relação àqueles que não desempenham tal atividade, mas esses não são os únicos aspectos a se perceber mutáveis com ohábito da leitura. O lado sentimental, emocional e racional, segundo Martins (2012), são arraigados à leitura e aos seus níveis. Podendo, assim, interferir em aspectos como, o amadurecimento, a empatia e bem-estar, ligados à qualidade de vida. O estudo encontra-se em fase de desenvolvimento, mas buscar-se-á o entendimento interdisciplinar das áreas do lazer, da qualidade de vida e da língua portuguesa. Para a fomentação deste trabalho, se utilizará como procedimento metodológico os instrumentos de coleta de dados com visitas in loco, assim como questionários semi-estruturados, com perguntas abertas e com registro em áudio para que assim se possa ser feito a transcrição e retomada das falas dos adolescentes.
 

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.