O Herói Olímpico Entre a Tradição e a Cultura Pop: Reflexões Iniciais Sobre Estudo de Caso da Cobertura Pré-Rio 2016 do Jornal Gratuito Metro

Por: .

XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom

Send to Kindle


Resumo

Neste paper, vamos introduzir a pesquisa em desenvolvimento sobre a cobertura jornalística do período pré-Jogos Olímpicos Rio 2016, em especial as reportagens sobre atletas com maior probabilidade de conquistar uma medalha de ouro durante as disputas. O recorte da análise é uma parte de uma série de reportagens visuais, publicadas no jornal gratuito Metro entre os dias 24 de maio e 14 de junho de 2016 e que apresentam esses candidatos a medalhistas como heróis esportivos. O diferencial dessa série é o deslocamento da construção simbólica desses atletas do ideário de herói tradicional para o sentido de super-herói dentro da cultura pop, sob influência do universo de HQs e filmes da Marvel e DC Comics. A questão que investigamos é justamente a mudança de estratégias comunicativas num contexto de discussão sobre o papel do jornalismo na sociedade contemporânea.

Endereço: http://portalintercom.org.br/anais/nacional2016/

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.