O Idoso e a Educação Física Informal em Niterói

Por: Edmundo de Drummond Alves Junior.

180 páginas. 1992 29/01/1992

Send to Kindle


Resumo

O estudo descreveu a prática informal da educação física pelos idosos no município de Niterói no Estado do Rio de Janeiro.Procurou ainda identificar os equipamentos desportivos coletivos existentes nos equipamentos urbanos públicos do município à disposição da populaçãp. O capítulo Um apresenta as perspectivasda educação física e os idosos abordando a questão da qualidade de vida. O capítulo Dois interpreta as relações de compromisso da educação física com a promoção da saúde. Enfatiza a necessidade de ações individuais e coletivas para a conquista de um melhor status de saúde. Aborda a questão da medicalização, reconhece a multifatoriedade da saúde e incorpora a educação para a saúde. O capítulo Três apresenta as teorias sociologicas que deram suporte as teorias sociais do envelhecimento (Desengajamento, Atividade e Subcultura). O capítulo Quatro reviu as políticas sociais para idosos no brasil em ambito federal, Estadual e Municipal. O capítulo Cinco apresenta a metodologia e discute os dados coletados. Apesar de se reconhecer a importância do envolvimento comunitário e de uma educação física voltada para toda a população e não para grupos específicos, o estudo revela existir problemas de acesso para a classe trabalhadora e preferencia da Municipalidade de Niterói poe equipamentos esportivos para a população jovem.Caminhada, Gateball, Peteca, Tai Chi Chuam e Ginástica foram as atividades preferenciais dos idosos.Encontrou-se formação de uma subcultura do envelhecimento entre os idosos que praticam a educação física informal.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=1983&listaDetalhes%5B%5D=1983&processar=Processar

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.