Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar o imaginário social do aluno de Educação Física da Universidade Federal do Amazonas, tendo como finalidade realizar um estudo exploratório sobre este imaginário, identificando seus principais elementos como: expectativas profissionais, concepções do processo de formação, assim como, descontentamento quanto ao objeto de estudo entre outros. Para tal, foi realizado levantamento de dados através de aplicação de questionários estruturados com questões abertas e fechadas sobre seus dados pessoais e questões relativas à Educação Física praticada na escola. Participaram da pesquisa 82 acadêmicos de ambos os sexos distribuídos entre os vários períodos do curso. Com base nos resultados apresentados, podemos dizer que existe interesse significativo dos acadêmicos em abraçar a Educação Física Escolar como área de pretensão profissional, mas que o mercado do fitness evidenciou resultados expressivos neste quesito, o que vem a confirmar as afirmações de Lovisolo quando diz que "as atividades não-formais proporcionam maior reconhecimento profissional e econômico ao professor de Educação Física e cita como exemplo os treinadores desportivos e os "personal trainers". Com isto, ratifica-se a idéia de que atualmente os acadêmicos se vêem atraídos por estas duas grandes áreas: Fitness e a Escola. Para a grande maioria o imaginário projetado do curso de Educação Física está dimensionado de forma realista para os objetivos do mesmo, assim suas aspirações se aproximam de sua concreta realidade, pois desta forma, o curso atende às expectativas em termos de formação profissional dos acadêmicos. Embora não seja maioria, há um grande grupo com outros objetivos sendo portanto interessante discutir novos caminhos de formação profissional para contemplar os anseios deste significativo grupo de acadêmicos que têm seu imaginário distorcido em relação aos objetivos do curso.

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