O Impacto da Obesidade na Percepção do Autoconceito em Crianças e Adolescentes

Por: Ana Carolina Paludo, Antonio Carlos Simões, Helio Serassuelo Junior, Lidyane Ferreira Zambrin e Timothy Gustavo Cavazzotto.

Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano - v.17 - n.2 - 2015

Send to Kindle


Resumo

O objetivo do presente estudo foi investigar se crianças e/ou adolescentes com excesso de peso apresentam uma percepção negativa do seu autoconceito. Participaram do estudo 785 escolares, 410 meninas (11,44±1,84 anos). A distribuição da amostra nos grupos peso normal, sobrepeso e obesidade foi realizada pelo critério de IMC proposto por Cole et al. (2000), as características socioeconômicas, ABEP (2010) e o autoconceito inventário Piers-Harris 2. Os resultados demonstram que para variável autoconceito total, ambos os grupos estão dentro da média preconizada pelo inventário, porém os menores valores observados para esta variável estão localizados no grupo obeso em ambos os sexos. A partir de previsores específicos, IMC, idade, os meninos obesos apresentaram um efeito significativo de 2,6 vezes mais chances em apresentar desequilíbrio na variável ajuste de comportamento e 3,1 vezes mais chance para a variável livre de ansiedade, significativamente comparados ao grupo com peso normal, independente da idade, NSE e cor da pele. Para as meninas, o grupo obeso apresentou entre 2,0 e 2,7 vezes mais chance de desequilíbrio para as variáveis TOT, Status Intelectual, Popularidade e Felicidade, comparado ao grupo com peso normal, independente do efeito da idade, NSE e cor da pele. Os resultados encontrados demonstram existir impacto negativo na percepção do autoconceito total e suas dimensões, condicionado pelo sobrepeso e obesidade.

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/rbcdh/article/view/1980-0037.2015v17n2p165

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.