Resumo

Em resposta ao aumento dramático na obesidade infantil, os Centers for Disease Control (CDC) *2 e outras organizações têm defendido/recomendado o aumento de tempo que crianças da escola elementar dedicam às aulas de Educação Física (EF). Contudo, pouco é conhecido sobre o efeito da EF no peso corporal das crianças. Este artigo mede tal efeito por meio de instrumentar *3 o número mínimo mandatório de minutos de EF do estado, usando dados do Early Childhood Longitudinal Study, Kindergarten Cohort (ECLS-K) [Estudo Longitudinal da Primeira Infância, Coorte/Grupo Jardim da Infância] entre 1998-2004. Resultados dos modelos de VI*3 indicam que EF reduz o z-score do IMC [Indice de Massa Corporal] e reduz a probabilidade de obesidade no quinto ano. Este efeito é concentrado entre os meninos; nós descobrimos evidência que esta diferença em relação ao sexo é parcialmente atribuída à EF como sendo um complemento de atividade física para os meninos, enquanto que são substitutas para as meninas*4. Isto representa algumas das primeiras evidências de um efeito causal de EF na obesidade juvenil, e assim oferece no mínimo algum suporte para as suposições [fundamentação] por trás das recomendações dos CDC. Não encontramos evidência que o aumento do tempo de EF comprometa o tempo dedicado às disciplinas acadêmicas ou tenha repercussões para os resultados dos testes de desempenho escolar*5. (Artigo no prelo em maio de 2013. Trad. Sebastião Gobbi http://cev.org.br/qq/sebastiao-gobbi/)

Notas do tradutor

*1 Aproximadamente as 5 primeiras séries do ensino fundamental no Brasil (6-7 anos até 10-11 anos).

* 2  Os Centers for Disease Control and Prevention (CDC) são o instituto nacional de saúde pública dos Estados Unidos. Muitas vezes usa-se no singular no sentido de ser uma agência. 

* 3  Usa o termo instrumentar e mais a frente modelos de VI (IV models), por usar o método de variáveis instrumentais (VI) que é empregado para estimar relações de causa-efeito quando experimentos com grupo controle não são possíveis.

* 4 Enquanto os meninos têm as aulas de EF como complemento para outras atividades físicas, as meninas substituem outras atividades físicas pelas aulas de EF.

*5 No sentido de não haver repercussões negativas sobre o desempenho escolar.

Acessar Arquivo