O Importante é Competir? Valores e Atitudes Associados Ao Fenômeno Esportivo

Por: Carlos Mendes Rosa, , Luanna Rodrigues e Mírian Carvalho Lopes.

XVII Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Introdução

O presente trabalho procura fazer uma análise acerca da compreensão dos acadêmicos da Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus universitário de Miracema sobre os valores relacionados ao esporte. Assumimos o esporte enquanto um fenômeno cultural, de caráter social que interfere nos diversos meios de sociabilidade e que, ao longo de sua história, tem passado por processos de reorganização e ressignificação de valores. Para abordarmos valores que estão relacionados ao esporte, nos parece importante ressaltar a lógica neoliberal a que a sociedade está submetida, lógica esta que remete o esporte à categoria de mercadoria. Nesse sentido, o ideário mercantilista relacionado às práticas esportivas nos traz uma aparência de ser o que não é, numa busca pela “saúde” e pela “qualidade de vida”, associada à vertente do consumismo. Segundo Sennett (2002), há uma transformação de valores, isto é, a lealdade, confiança, comprometimento e ajuda mútua são características que teriam cada vez mais sido intimidadas com o avanço do capitalismo, mesmo sendo, contraditoriamente, aspectos considerados importantes para o desenvolvimento social e o convívio em sociedade.

Endereço: http://cev.org.br/biblioteca/cuidar-da-casa-comum-da-natureza-da-vida-da-humanidade-oportunidades-e-responsabilidades-do-desporto-e-da-educacao-fisica-vol-1/

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.