Resumo

... De minha parte, estou convencido das idéias que passo a defender. E, neste ensaio sobre os desafios da internacionalização de nossa comunidade científica de ciências do desporto e educação física de língua portuguesa, apresento uma tese principal de onde decorrem três hipóteses orientadoras:

TESE: A Ciência que não está a serviço da vida, em todas as suas formas, é eticamente insustentável.

HIPÓTESES:
1. O modelo de formação de pesquisadores e de produção do conhecimento científico que, a meu ver, estamos consolidando em nossos cursos de graduação e pós-graduação, fundamenta-se num produtivismo que privilegia a prática de uma ciência alienada de valores epistemológicos e éticos.
2. Centrando-se predominantemente na produção de artigos para revistas internacionais, ditas de alto impacto, estamos submetidos a um sistema arbitrário que nos impõe uma vassalagem aos ditames das grandes corporações científicas internacionais (leia-se editores científicos), onde somos forçados a nos submeter a uma verdadeira ditadura de métodos e de conteúdos. Enfim, só se pesquisa o que se pode publicar e, por outro lado, só se publica o que os editores internacionais permitem.
3. Nestas condições, seguindo a reboque das grandes corporações científicas internacionais e limitando-nos às fronteiras de um dogmatismo epistemológico produtivista, dificilmente alcançaremos algum reconhecimento e, como tal, permaneceremos na periferia da comunidade científica internacional.

Arquivo