O Jeitinho Brasileiro na Propaganda: os Elementos Que Caracterizam o Futebol do Brasil Utilizados Como Apelo Publicitário Por Emissoras de TV

Por: José Carlos Marques e Nathaly Barbieri Marcondes.

XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom

Send to Kindle


Resumo

O futebol é uma forma de expressão da cultura brasileira, muito em função das características particulares que a modalidade adquiriu em nosso país. No orgulho que os brasileiros têm por seu “futebol moleque”, a propaganda vê uma forma de garantir a identificação com o público. Com a Copa do Mundo, a fixação do povo pelo futebol aflora, tornando-se um forte apelo publicitário. As emissoras de TV, em especial as envolvidas com o evento, utilizam diversas características com as quais a sociedade se identifica em suas vinhetas, para aumentar sua audiência durante os jogos. Este estudo visa analisar as propagandas feitas pelas emissoras de TV Rede Globo e Bandeirantes para a Copa do Mundo de 2014, e mostrar como elas utilizaram características do futebol brasileiro para estimular o consumo de sua programação durante o evento.

Endereço: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2014/index.htm

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.