O Jogo Como Recurso Pedagógico Um Desafio na Educação Infantil

Por: Natalya Camargo de Souza.

Motriz - v.14 - n.4 - 2008

Send to Kindle


Resumo


Esta pesquisa se propõe a analisar as contribuições do jogo e da brincadeira como recursos pedagógicos para o processo de aprendizagem e de desenvolvimento das faculdades humanas da criança. Para isto, apóia-se nos autores da Teoria Histórico Cultural, Vygotsky e seus seguidores, procurando seguir uma linha de discussão que abrange: o desenvolvimento psíquico desde o nascimento até a idade pré-escolar; a importância e contribuição da experiência social para o desenvolvimento humano; as atividades principais que envolvem as três primeiras etapas da infância; a forma de atuação do adulto na zona de desenvolvimento próximo e por fim a importância da mediação do professor e a sua atuação como criador de novas possibilidades. A atuação direta com os professores, numa instituição de Educação Infantil, através da pesquisa-ação-participante possibilitou subsídios que relacionaram teoria e prática, e os resultados alcançados evidenciaram a importância do jogo e da brincadeira nesta etapa de Educação Básica

Endereço: http://cecemca.rc.unesp.br/ojs/index.php/motriz/article/view/2147/1907

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.