O Jogo da Moda: a Transformação do Futebol em Negócio

Por: Márcio de Oliveira Guerra.

XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom

Send to Kindle


Resumo

O trabalho busca uma reflexão sobre a transformação sofrida pelo futebol, partindo da observação sobre como se processou a chegada de David Beckham ao Real Madrid, onde os meios de comunicação chegaram a ponto de se interessar pela transmissão do exame de urina do jogador. O crescimento do marketing esportivo, o jogo da moda, o esporte como "negócio" é uma realidade que não se pode desconhecer. O futebol "espetáculo" é jogado dentro e fora de campo com a mesma intensidade. O estudo é feito, sobretudo, em cima do texto de Gilles Lipovetsky,"O Império do Efêmero", levando em consideração o futebol como algo presente na cultura e paixão do brasileiro.

Endereço: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2005/index.htm

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.