O Jogo Defensivo Diante de Diferentes Sistemas Ofensivos no Handebol: Análise do Cenário Técnico-tático e Reflexões Sobre o Ensino

Por: e .

Revista Brasileira de Ciências do Esporte - v.39 - n.2 - 2017

Send to Kindle


Resumo

O objetivo desta pesquisa foi mapear os principais comportamentos e elementos técnico-táticos defensivos diante de diferentes sistemas ofensivos no handebol. Foram entrevistados quatro treinadores experientes, cujos depoimentos foram tabulados e analisados com base no método do Discurso do Sujeito Coletivo. Diante do sistema ofensivo clássico foram apontados elementos como flutuação, variabilidade defensiva e dificultar a atuação de pontas e pivô. Diante de sistemas diferentes do clássico os treinadores sugerem dificultar a produção de espaços, alternar os sistemas defensivos e a adaptação às situações do jogo. São esperados comportamentos específicos diante dos cenários técnico-táticos impostos por diferentes sistemas ofensivos que requerem formas específicas de treinamento.

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0101-32892017000200168&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.