O Jogo na Educação Física Escolar: Uma Análise Sobre as Concepções Atuais dos Professores

Por: Kleber Tuxen Carneiro.

124 páginas. 2009 28/08/2009

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Resumo

Neste trabalho buscamos conhecer as concepções dos professores sobre o papel da Educação Física no ambiente escolar e também sobre seu entendimento do potencial pedagógico existente no jogo. Logo esta pesquisa tem como ponto central avaliar as crenças e concepções dos professores de Educação Física Escolar quanto: (a) ao papel dessa disciplina na formação do educando; (b) ao papel do jogo no espaço do ambiente escolar; (c) ao papel do jogo na Educação Física Escolar. Considerando também que historicamente as concepções sobre esses elementos sofreram alterações, interessa-nos saber se as concepções atuais revelam um vínculo com concepções historicamente construídas e pretensamente superadas. Assim buscamos identificar, através das narrativas dos 10 professores participantes da presente pesquisa, em quais momentos essas concepções sobre o objetivo da Educação Física na escola e também sobre o potencial pedagógico existente no jogo encontraram lugar de preeminência: se na infância, se no processo de escolarização, se em sua formação profissional ou se na prática pedagógica. Respaldado por um referencial teórico que contempla a complexa e densa teoria do jogo, este trabalho posteriormente identifica os principais movimentos e correntes pedagógicas que influenciam a Educação Física no Brasil, estabelecendo um diálogo entre este referencial e os resultados obtidos na análise da pesquisa qualitativa por nós empreendida. É neste ‘cenário’ que se configura o presente trabalho, cujo objetivo é trazer reflexões e inquietações para esta área do conhecimento humano que tem se mostrado tão resistente e cética a mudanças ao longo da história.  

Endereço: http://wwws.fclar.unesp.br/agenda-pos/educacao_escolar/teses_e_dissertacoes/2009?clean#

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