Resumo

Este estudo objetivou uma analise do jogo e o processo educativo nas aulas de Educação Física da rede municipal de Santa Maria-RS. O referencial teórico abordou a temática  dos objetivos dos jogos, tipos de jogos, metodologia utilizada pelos professores, aprendizagem, avaliação e valores evidenciados durante a realização de jogos nas aulas de Educação Física e sua relação com a sociedade. Caracterizou-se por ser uma pesquisa descritiva tendo como instrumento um questionário contendo questões abertas. A pesquisa foi realizada com 21 professores de Educação física que estavam atuando de 5ª á 8ª série do ensino fundamental das escolas da zona urbana da rede municipal de ensino de Santa Maria-RS. Através da analise das respostas obtidas, constatamos que o jogo assume sua condição de educativo no processo ensio-aprendizagem com visões, intenções e tendências que se misturam entre si. O jogo é valorizado ao ser utilizado como um meio, com um recurso pedagógico para aprimorar habilidades, reforçar os fundamentos técnicos e o desenvolvimento físico, objetivando a reprodução e repetição de movimentos. Por outro lado, notou-se a preocupação e intenção por parte dos professores em transformar sua prática pedagógica como objetivo de transmitir e resgatar valores que permitam ao educando desenvolver-se nas suas várias dimensões.

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