O Jogo no Projeto Brinca Mané: Transformando Potenciais em Competências

Por: Aline Philippi, Ana Flávia Backes e Edison Roberto de Souza.

XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Pesquisa PIBIC/CNPq da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) que analisou o jogo enquanto ferramenta pedagógica no desenvolvimento de competências cognitivas, relacionais, produtivas e pessoais das crianças do Projeto Brinca Mané (PBM). Optou-se por uma pesquisa descritiva, tendo como banco de análise trinta relatórios anuais individuais dos educadores entre 2003 a 2009. Para análise dos jogos escolheu-se a técnica de análise de conteúdo. Portanto, essa manifestação lúdica, constitui-se numa ferramenta do aprender a conhecer, aprender a conviver, aprender a fazer e aprender a ser, principalmente pelos valores identificados em sua prática, confirmando que a educação pelo jogo pode oportunizar aos participantes do projeto, transformação de potenciais em competências.

Tags: ,

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.