Resumo

O objetivo da minha monografia foi estudar o jogo de queimado a partir do professor de Educação Física. Entender as intenções pedagógicas pelas quais este jogo está presente nas aulas de Educação Física para o 1º segmento do primeiro grau, e relacionar estas intenções com os objetivos da Educação Física para este mesmo segmento de ensino. Mostrar que o jogo de queimado é um jogo popular infantil e que pertence a cultura dos jogos e brincadeiras que normalmente ficam à margem do processo formal de ensino, sendo por isso excluídos , de um estudo que o habilitem como conteúdo para a Educação Física de 1ª à 4ª série do 1º grau . A partir desses pensamentos e do cotidiano escolar do C.I.E.P. em que trabalho, existiu a necessidade de se compreender este jogo através do discurso do professor de Educação Física , estudando a sua ligação do seu discurso teórico com a sua prática pedagógica. Esta Monografia, que está em fase final de conclusão, tem descoberto que o professor de Educação Física que atua com o primeiro segmento do primeiro grau , nos Centros Integrados de Educação Pública (C.I.E.P.s) da rede estadual de ensino nos Municípios de Niterói e São Gonçalo, ministro com freqüência este jogo na sala de aula. Porém, parece que não se sabe justificar os motivos da presença deste jogo nessa mesma aula. Também, não caracteriza quais seriam os objetivos da Educação Física para o primeiro segmento do primeiro grau, associando (os objetivos) da iniciação esportiva precoce. E por último, os professores não conseguiram esclarecer de que forma o jogo de queimado poderia alcançar os objetivos da Educação Física por eles mesmo formulados. Portanto, a partir da amostragem de uma pesquisa qualitativa, pode-se constatar o pouco conteúdo teórico, a falta de objetivos para a Educação Física de 1ª à 4ª série e o mais grave : a falta de uma intenção político-pedagógica na atuação prática do professor de Educação Física.

Integra

O Tema desenvolvido neste estudo, foi compreender a existência do jogo de queimado nas aulas de Educação Física para o primeiro segmento do primeiro grau nos Centros Integrados de Educação Pública (C.I.E.P.s ) , a partir do professor de Educação Física .

Buscamos descrever a existência deste jogo e ajudar aos outros profissionais da área, aqueles que estão na quadra , com o apito na boca , ouvindo o barulho das bolas quicando no chão, o quanto o discurso técnico e a atuação prática podem envolver uma conscientização sobre nossas aulas , os alunos e os conteúdos que ministramos .

Temos nosso objeto de estudo o entendimento da opção pelo jogo de queimado nas aulas de Educação Física e a partir disto esclarecermos a relação do seu discurso e suas contradições, seu comprometimento com o saber , sua atuação como ser prático e engajado na sociedade .

Acreditamos portanto, que nosso objetivo maior é enriquecer o profissional da área com um assunto pouco esclarecedor a nível bibliográfico e mostrar, o quanto o significado de uma escolha pode nortear a intenção pedagógica de professor de Educação Física, e se ele não tem consciência disso pelo menos deveria ter .
Foram formuladas , a partir dessas descrições iniciais, três hipóteses para este estudo .
Hipóteses:

  1. O professor ministra na sua aula o jogo de queimado porque é mais simples em nível organizacional ( não precisa dividir os espaços ) os alunos em sua maioria já conhecem o jogo (normalmente praticado nos horários de recreio e na rua) e, portanto, acaba não necessitando de muita atuação e trabalho para o professor . " Dá uma bola para os alunos e pronto."
  2. O professor não ministra o jogo de queimado porque existe um estigma, um preconceito na área de Educação Física sobre o profissional que regularmente utiliza este jogo nas suas aulas sendo normalmente classificado como pouco atuante, acomodado, simplista e que "não quer trabalhar."
  3. O professor ministra o jogo de queimado, mas com ressalvas, utiliza o jogo a partir da observação e pedidos dos alunos ( fonte popular ) . O utiliza como meio para alcançar outros esportes (iniciação esportiva). Ou como meio de tornar suas aulas mais agradáveis .

Após a formulação das hipóteses foi-se a campo para entrevistar professores de Educação Física que estivessem ministrando aulas de Educação Física para o primeiro segmento do primeiro grau em C.I.E.P.s da rede pública estadual de ensino .

A pesquisa sobre o jogo de queimado consistiu em 7 (sete) entrevistas . Foram feitas com 7 (sete) professores de Educação Física diferentes que atuam em 7 (sete) C.I.E.P.s diferentes ( 3 no Município de Niterói e 4 em São Gonçalo) a escolha do C.I.EP. foi feita de forma aleatória procurando apenas que não se repetissem em mesmo bairro ou bairros próximos do mesmo Município , possibilitando , desta forma , com que se pegasse um no Centro do Município , outro na Zona Norte, outro na Zona Sul e assim por diante .

Depois da escolha do C.I.E.P. , era feito o contato com o professor de Educação Física da unidade, perguntando sobre a sua disponibilidade de tempo e interesse sobre o questionamento do jogo de queimado. Após esse primeiro contato, era marcado o local e o horário para a entrevista , sendo esta feita com um gravador ligado e posicionado entre entrevistador e entrevistado .

Foram feitas 4 perguntas deixando que a duração das respostas seguissem o tempo e fala do professor entrevistado cabendo ao entrevistador só intervir quando o professor dizia ser o suficiente , que concluiu a sua resposta .

Em nenhum momento o professor entrevistador fez alguma ressalva, questionamento ou intervenção enquanto o professor entrevistado colocava as suas respostas.

Apenas, se posicionava a prestar a atenção às colocações e respostas.

Todos os professores que foram entrevistados atuavam em C.I.E.P.s desde a sua entrada para o Estado, inclusive realizando concurso público para essas unidades de ensino.

Foram feitas as seguintes perguntas :

  1. Você utiliza o jogo de queimado nas suas aulas de Educação Física ?
  2. Por que ?
  3. Para você, quais são os objetivos da Educação Física de 1ª à 4ª série ?
  4. De que forma você utiliza o jogo de queimado para atingir esses objetivos ?

Feitas as caracterizações das entrevistas, concluiu-se que as contradições e o discurso vazio, predominaram a 1ª hipótese, foi para nós a que mais aproximou-se da pesquisa realizada , mas também as outras duas hipóteses tiveram pontos tocados.

Concluiu-se que o professor enfatiza a iniciação esportiva e utiliza o jogo de queimado como gancho para tal .

Os alunos também influenciam nesta escolha do jogo, pois ficou caracterizado o pedido dos alunos , constante nas respostas dos professores.

Mas também ficou evidente a forma "natural" que o professor de Educação Física encara o jogo de queimado , onde os alunos já conhecem e praticam este jogo, quer seja nos horários de recreio e na rua . Fazendo com que o professor pouco esclarecesse de que forma o jogo de queimado pode ajudar nos objetivos da Educação Física que ele mesmo considera .

Rerefências Bibliográficas

  • 1- Brasil, Ministério Da Educação E Cultura. Diretrizes Implantadas E Implementação Da Educação Física Na Educação Pré-Escolar E No Ensino De Primeira À Quarta Séries Do Primeiro Grau . Ed. Seed, Brasília, 1982.
  • 2- Freire, João Batista. De Corpo E Alma : O Discurso Da Motricidade. Ed. Summus, Sp, 1991.
  • 3- Fundamentos Pedagógicos Da Educação Física. Ed. Ao Livro Técnico, Rj, 1987.
  • 4- Go Tani [ Et Al] . Educação Física Escolar : Fundamentos De Uma Abordagem Desenvolvimentista. Ed. Epu : Editora Da Universiade De São Paulo, Sp, 1988.
  • 5- Governo Do Estado Do Rio De Janeiro, Secretaria De Estado De Educação Do Rio De Janeiro. Plano Básico De Estudos , Séries Iniciais Do Ensino Básico, Rj, 1992.
  • 6- Governo Do Estado Do Rio De Janeiro , Secretaria Extraordinária De Programas Especiais. Normas E Procedimentos Para Operacionalização Dos C.I.E.P.S Ciclo Básico. Recursos Humanos, Rj.
  • 7- Hildebrant, Ralf Leging...[Et Al] . Concepções Abertas No Ensino Da Educação Física. Trad. Sonnhilde Von Der Heide. Ed. Ao Livro Técnico, Rj, 1986.
  • 8- Huizinga, Johan. Homo Ludens, O Jogo Como Elemento Da Cultura. Ed. Perspectiva, Sp, 1971.
  • 9- Medina, João Paulo Subirá. O Brasileiro E Seu Corpo : Educação E Política Do Corpo. Ed. Papirus, Sp, 1987.
  • 10- Mello, Alexandre Moraes De, Jogos Populares Infantis Como Recurso Pedagógico Da Educação Física Escolar De 1º Grau No Brasil. Dissertação De Mestrado , Escola De Educação Física E Desportos, Universidade Federal Do Rio De Janeiro, Rj, 1985.
  • 11- Mello, Alexandre Moraes De, Psicomotricidade, Educação Física E Jogos Infantis. Ed. Ibrasa, Sp, 1989.
  • 12- Oliveira, Vitor Marinho De. Educação Física Humanista. Ed. Ao Livro Técnico, Rj, 1985.