Resumo

O jogo simbólico têm como objetivo desenvolver fatores cognitivos, sócios afetivos e psicomotores de maneira lúdica estando em consonância com as necessidades de aprendizagem de crianças das primeiras séries do ensino fundamental. A escalada é uma subida que pode ser uma montanha, um morro ou até mesmo um brinquedo de trepar. GALLAHUE (2001) classifica o ato de escalar como habilidade motora fundamental de locomoção combinada. UVINHA (2001) propõem que os esportes de aventura devem ser utilizados como conteúdo na educação infantil, pois fogem dos padrões e tornam as aulas mais criativas e inovadoras. HYDER (1999) afirma também que a atividade relacionada com a escalada auxilia a criança nas suas relações interpessoais (comunicação e cooperação) e nas relações intrapessoais (autoconfiança e auto-estima), bem como no aspecto motor e nas capacidades físicas. Assim sendo o objetivo desse trabalho foi demonstrar através dos movimentos básicos da escalada em um jogo simbólico, como se pode auxiliar no desenvolvimento do conhecimento do corpo; da construção do esquema corporal e como a experimentação de tais movimentos globais favorece o desenvolvimento das habilidades motoras saltar, trepar, se equilibrar, balançar, apoiar que devem ser desenvolvidas nessa fase. A atividade foi realizada com 16 turmas do ensino fundamental da EMEB Marcelo Roberto Dias em São Bernardo do Campo. A atividade desenvolvida atingiu a todos os alunos, incluindo alguns com necessidades especiais, o que comprovou que atividades lúdicas e diferenciadas podem aumentar a participação e diminuir a exclusão. A estratégia utilizada foi um jogo de piratas onde as crianças podiam sair em busca do tesouro que estava escondido na quadra, passando por obstáculos como: ponte de cordas e madeira; balanço em uma corda e falsa baiana. Tudo dentro do contexto do imaginário das crianças que foi estimulado através uma história de piratas retirada de um livro infantil. Conclui-se que a combinação de jogo simbólico com a esportes de aventura são uma nova ferramenta no ensino da educação física.

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