O Jogo de Tênis na Escola: Uma Proposta de Popularização e Inclusão no Conteúdo da Educação Física Escolar.

Por: Sergio Stucci.

156 páginas. 1993

Send to Kindle


Resumo

Visando ampliar o espaço de utilização do Desporto Tênis de Campo, como espaço de participação, de liberdade e de sociabilização, este trabalho pretende aprofundar discussão sobre as qualidades que o desporto apresenta enquanto enriquecimento pessoal, pela motivação, pelo seu caráter educativo e participativo e pela possibilidade de desenvolvimento da criatividade e iniciativa própria. Observa-se portanto que apesar disso, o Jogo de Tênis não é utilizado na escola. Somente uma pequena parcela da comunidade, que freqüenta clubes sócio-esportivo, é que o pratica. Por que os professores de Educação Física não ensinam o Jogo de Tênis na escola? ,Mostrando o problema do ponto de vista da participação e aproveitamento mais racional de uma atividade lúdica, a proposta é promover mudanças na forma como ele é apresentado e usado, ou seja, revendo sua nomenclatura usual relativa à sua prática. Também é intenção trazê-lo para o nosso meio com as devidas alterações para uma mais fácil compreensão, democratizando-o, caracterizando os elementos do jogo de uma forma mais próxima á nossa realidade. Usar uma linguagem simples e permitir a prática sem as exigências ritualistas oficiais e sofisticadas, buscar-se-a assim, sua inserção na formação do professor de Educação Física. O trabalho se desenvolve através de combinação de pesquisa bibliográfica com pesquisa exploratória, tentando observar características até agora não percebidas no desenvolvimento da modalidade, buscando atender as relações que existem entre estes fatores, até então desconhecidos.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=800&listaDetalhes%5B%5D=800&processar=Processar

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.