O Jornalismo Esportivo Impresso do Rio Grande do Sul de 1945 à 1995: a História Contada Por Alguns de Seus Protagonistas.

Por: .

208 páginas. 1996 06/05/1996

Send to Kindle


Resumo

O esporte gaúcho, e também o brasileiro, desenvolveu-se em grande parte alicerçado na divulgação pelos meios de comunicação social, especialmente pelo jornal, desde o início do século.Este estudo apresenta como questão central as contribuições dos jornalistas que atuaram e que atua na imprensa esportiva impressa do RS para a construção da sua história. Foram entrevistados 22 profissionais, considerados protagonistas no período compreendido entre 1945 a 1995. O método utilizado foi o da recuperação da história através das técnicas de história oral e de pesquisa bibliográfica e biográfica.Conforme os resultados evidenciados, concluímos que estes profissionais contribuíram significativamente para o desenvolvimento do jornalismo esportivo impresso do Rio Grande do Sul, ao incentivo da prática da atividade física bem como para a criação de uma linguagem própria para o esporte gaúcho.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=501&listaDetalhes%5B%5D=501&processar=Processar

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.