O Judo Como Atividade Pedagogica Desportiva Complementar, em Um Processo de Orientação e Mobilidade Para Portadores de Deficiencia Visual

Por: e Walter Russo Junior.

Lecturas en educación física y deportes - n.35 - 2001

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Resumo

Deve-se entender orientação e mobilidade, como um conjunto de técnicas que visam organizar as noções de espaço, tempo, movimento e distância. O portador de deficiência visual, através de um intenso treinamento senso-perceptivo, buscará desenvolver uma locomoção mais desembaraçada e uma inter-relação entre o seu corpo e os objetos circundantes, que permitam orientar-se com segurança.
    O presente artigo procura abordar uma nova proposta de atuação do desporto, em relação a um processo de orientação e mobilidade para deficientes visuais. O Judô pode atuar como uma via determinante para a auto-descoberta, bem como, um meio de desenvolvimento da mobilidade independente e uma orientação segura, para que os deficientes visuais possam ir além dos esquemas a eles preconizados.

Endereço: http://www.efdeportes.com/efd35/judo.htm

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