Resumo

A prática do judô nas escolas deveria se dar como uma prática prazerosa, transformadora, pautada nos saberes pedagógicos. A inserção de crianças em competições esportivas causa-nos uma inquietação, mas se tivermos a prática do judô como uma ferramenta para contribuir na formação dos educandos a competição deverá ser um estágio a ser exercido num período ou faixa etária posterior. Caracterizada como uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, onde recorremos a publicações sobre pedagogia, formação de professores e cidadania. O método utilizado foi revisão de literatura de algumas publicações pertinentes ao tema, comparando-as com a realidade de crianças de 7 a 10 anos que participam de competições. Objetivou apontar a importância da inclusão do judô nas aulas de educação física escolar para um melhor desenvolvimento social e, relatar sobre os benefícios que o judô, como conteúdo da educação física, proporciona às crianças. Hipótese: o ensino do judô se dá nas escolas com fins competitivos e que a perspectiva da formação da criança não é privilegiada. Resultados: evidencia-se que a prática esportiva do judô tem o seu valor educativo mas cabe ao professor repensar as questões de cidadania, ludicidade, afetividade, liberdade de expressão e o prazer. Considerações finais: a prática do judô embasada numa pedagogia transformadora deixa de ser apenas uma prática incluída nos estabelecimentos de ensino para tornar-se um conteúdo e um meio para atingir objetivos e mudanças de enfoques na formação do aluno.

Acessar