O Lazer e a Recreação na Revista Brasileira de Educação Física e Desportos Como Dispositivos Educacionais (1968-1984)

Por: Sérgio Teixeira.

251 páginas. 2008 31/03/2008

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Resumo

Este trabalho busca identificar as prescrições do lazer e da recreação no período militar. Parte da hipótese de que as concepções de lazer e de recreação traduziam expectativas de constituição de corpos obedientes e disciplinados, a fim de regulamentar a população, de modo que ela se alinhasse ao ideário do Estado militar, instando condições para que o desenvolvimento da nação se desse com segurança. O trabalho se sustenta em fundamentações teóricas de Michel Foucault, posto que este autor afirma que o controle social é exercido por meio de estratégias suaves de dominação e de submissão, não prevalecendo as técnicas repressivas de exercício de poder, mas sobretudo, a disseminação de práticas discursivas voltadas para um ideário de liberdade e de autonomia entre os indivíduos. Para se perceber como se dava a circulação de discursos no campo de saber da Educação Física no período militar, utiliza como fonte a Revista Brasileira de Educação Física e Desportos, que foi editada entre os anos de 1968 e 1984. Faz uma caracterização geral deste periódico, demonstrando os seus aspectos técnicos e ideológicos, como também o seu caráter prescritivo, com relação ao lazer e à recreação, aos diversos atores sociais, especialmente os profissionais de Educação Física, no sentido de inseri-los naquele modelo de sociedade de normalização. Conclui que o lazer e a recreação, como práticas corporais da área de conhecimento da Educação Física, eram concebidos como mecanismos sutis de estabelecimento daquela ordem social. Desse modo, o trabalho tem uma outra perspectiva diferente daquela que advoga que o regime militar, para a sua manutenção, simplesmente utilizava ações repressivas, mas entende ter havido estratagemas voltados para o alastramento de um ideário de positividade na sociedade. Defende, portanto, o pensamento de que para conduzir as condutas da população, o lazer e a recreação eram dispositivos educacionais estendidos a todo o corpo social, independentemente se localizados num campo formal ou num campo informal.

Endereço: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13716

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