O Lazer Eclipsado: Registros Sobre o Programa Escola Aberta

Por: e .

Motriz - v.17 - n.4 - 2011

Send to Kindle


Resumo

Este estudo aborda uma experiência do programa “Escola Aberta”, buscando identificar as suas  principais características e destacar aspectos que se referem ao lugar que o lazer ocuparia na proposta em 
ação. Trata-se de uma política coordenada pelo Ministério da Educação, que visa proporcionar a alunos de  escolas públicas e suas comunidades, atividades no tempo livre dos finais de semana, para o 
desenvolvimento de oficinas de cultura, esporte, lazer e trabalho, como ações complementares às de  educação formal. A investigação foi realizada por meio de análise documental e observação de campo. 
Selecionou-se para a pesquisa uma escola da Região Administrativa do Itapoã (DF), que se caracteriza por  baixas condições socioeconômicas. Percebeu-se que as carências da população local por emprego e renda  produzem efeito instrumental sobre as oficinas. Atividades voltadas à aprendizagem de ofícios tendem a  subordinar as experiências de lazer, limitando a identidade do programa. 

Endereço: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/3906/pdf_126

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.