O Lazer na Humanização Hospitalar: Diálogos Possíveis

Por: Fernanda T. R. Siqueira, Gabriela B. Pinto, , Laís M. Nunes, Natália de S. Araújo e Tatiana R. de Souza.

Licere - v.14 - n.2 - 2011

Send to Kindle


Resumo

Na atualidade, surge a possibilidade de desenvolvimento de ações ligadas ao  lazer dos sujeitos envolvidos com o ambiente hospitalar, sejam eles pacientes, médicos, 
enfermeiros, assistentes sociais e até mesmo os acompanhantes. O objetivo deste artigo de  revisão é discutir as possibilidades de inserção do lazer no contexto da Humanização  Hospitalar, tendo em vista identificar quais os possíveis diálogos entre esses dois campos.  Como considerações finais, entendemos que o lazer pode ser um elemento importante para  ampliar as possibilidades de humanização hospitalar. A Política de Humanização  Hospitalar desenvolvida pelo Ministério da Saúde apresenta vários aspectos que podem  incluir a ação no campo do lazer, bem como a atuação profissional nesse, dentre eles  citamos: a valorização dos sujeitos, a constituição de um sistema de saúde em redes, a  superação do entendimento de saúde enquanto ausência de doença, o trabalho  interdisciplinar, dentre outros aspectos. 

Endereço: http://www.anima.eefd.ufrj.br/licere/pdf/licereV14N02_ar2.pdf

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.