O Lazer no Cotidiano das Crianças e Adolescentes em Acolhimento Institucional em Belo Horizonte, à Luz da Percepção e Ação das Educadoras Sociais

Por: Poliana Gonzaga Rocha.

101 páginas. 2017 07/07/2017

Send to Kindle


Resumo

Este estudo busca compreender como o Lazer se apresenta dentro do acolhimento institucional de crianças e adolescentes em Belo Horizonte, a partir da percepção das educadoras sobre o Lazer e as estratégias desenvolvidas para ofertar às crianças e adolescentes as múltiplas possibilidades de vivência do lazer. Tratando-se de uma abordagem qualitativa, como metodologia foram eleitas, a análise documental do Projeto Político Pedagógico da instituição; realizei entrevistas semiestruturadas com 6 (seis) educadoras e com a coordenadora; e por fim elegi a observação não participante como método complementar de obtenção dos dados. Os dados foram analisados a partir da lógica da análise de conteúdo, para tanto utilizei o software MAXQDA 12. É possível perceber, a partir das entrevistas, que o Lazer representa um momento importante na concepção das educadoras, porém, percebe-se também o caráter fortemente funcionalista e utilitarista atribuído ao mesmo, normalmente vinculado ao descanso ou ao gasto de energia das crianças. Quando este extrapola os muros da instituição, normalmente vinculam-se às atividades culturais mais eruditas, como teatro e museus, encontrando como parte de um todo inibidor as dificuldades financeiras para acessá-los.

Endereço: http://www.eeffto.ufmg.br/eeffto/pos_graduacao/estudos_do_lazer_mestrado__doutorado/defesa/593/

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.