Resumo

Este estudo busca compreender como o Lazer se apresenta dentro do acolhimento institucional de crianças e adolescentes em Belo Horizonte, a partir da percepção das educadoras sobre o Lazer e as estratégias desenvolvidas para ofertar às crianças e adolescentes as múltiplas possibilidades de vivência do lazer. Tratando-se de uma abordagem qualitativa, como metodologia foram eleitas, a análise documental do Projeto Político Pedagógico da instituição; realizei entrevistas semiestruturadas com 6 (seis) educadoras e com a coordenadora; e por fim elegi a observação não participante como método complementar de obtenção dos dados. Os dados foram analisados a partir da lógica da análise de conteúdo, para tanto utilizei o software MAXQDA 12. É possível perceber, a partir das entrevistas, que o Lazer representa um momento importante na concepção das educadoras, porém, percebe-se também o caráter fortemente funcionalista e utilitarista atribuído ao mesmo, normalmente vinculado ao descanso ou ao gasto de energia das crianças. Quando este extrapola os muros da instituição, normalmente vinculam-se às atividades culturais mais eruditas, como teatro e museus, encontrando como parte de um todo inibidor as dificuldades financeiras para acessá-los.

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