O Lazer do Trabalhador em Um Contexto de Transformações Tecnológicas.

Por: Humberto Luís de Deus Inácio.

117 páginas. 1997

Send to Kindle


Resumo

As empresas tradicionais (de base eletro-mecânica, modelo produtivo baseado no ,Fordismo e com sistemas gerenciais baseados no Taylorismo), têmhistoricamente, oferecido atividades de lazer aos seus empregados. Estas empresas ,justificam tal oferta por ser o lazer um elemento compensador da insatisfação ,gerada por um trabalho dito ‘desumano’. As empresas modernizadas ( com base ,micro-eletrônica e modelo de produção flexível), também oferecem atividades de ,lazer aos seus empregados e até incrementam os investimentos no setor. Paralelo ,ao processo de modernização das empresas, há um discurso corrente de que o ,trabalho, nestas empresas, está humanizado. A questão central desta dissertação é ,apontar os interesses que levam as empresas modernizadas a investirem no lazer ,dos empregados se o trabalho não é mais desumano. Para tanto, apreende-se os ,conceitos de trabalho e lazer; contextualiza-se a história do lazer nas empresas ,brasileiras; analisa-se as características do esporte por ser este o conteúdo ,predominante no lazer oferecido pelas empresas e descreve-se, criticamente, as ,transformações pelas quais passa o mundo do trabalho. A partir disto, explicita-se ,interesses históricos das empresas no lazer, quais sejam, controle do tempo ,disponível do trabalhador e recuperação psíco-física para a jornada de trabalho do ,dia seguinte. Somando-se a estes interesses históricos, apresenta-se quatro ,aspectos novos que vão justificar os investimentos em lazer pela empresa ,modernizada. São eles: a busca de indicadores de qualidade de vida no trabalho; ,o envolvimento do trabalhador; a inculcação de um espírito de equipe, no ,trabalhador, necessário à produção flexível e o desenvolvimento de habilidadesinculcação de valores e de comportamentos, através das técnicas desenvolvidas ,no mundo do lazer com sua transferência para o mundo do trabalho. Além dissoafirma-se que o trabalho na empresa modernizada continua desumano, exigindo ,assim, a presença do lazer compensatório.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=1916&listaDetalhes%5B%5D=1916&processar=Processar

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.