O Livro Como Ferramenta Pedagógica Para a Inserção da Educação Física e da Ginástica no Ensino Público Primário Paranaense (fim do Século Xix e Início do Século Xx)

Por: Diogo Rodrigues Puchta e .

Revista Brasileira de Ciências do Esporte - v.37 - n.3 - 2015

Send to Kindle


Resumo

No presente trabalho procuramos analisar as motivações do autor Domingos Nascimento ao se valer da obra de Daniel Schreber, Ginástica doméstica, médica e higiênica, para escrever sobre a ginástica que deveria ser ensinada e praticada nas escolas paranaenses. Buscamos confrontar a perspectiva dos dois autores com relação à Educação Física e à Ginástica pensadas nos anos iniciais do séc. XX, bem como contextualizar tais perspectivas com a situação em que se encontrava a instrução pública no estado do Paraná, de grandes discussões em torno da renovação do ensino, manifestadas no inicio de um amplo ciclo de reformas escolares, no qual a “novidade” da Educação Física regular nas escolas é apenas um exemplo.

Endereço: http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/1597

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.