Editora Paradesporto Brasil. Brasil 2023. 141 páginas.

Sobre

INTRODUÇÃO
O Livro de Ouro do Paradesporto é uma obra que compila, revisa e atualiza as informações da série de Manuais do Paradesporto lançados ao longo de 2022 e 2023
pelo Projeto Paradesporto Brasil + Acessível. Revisitar o material foi excelente, por permitir identificar a evolução do conhecimento ao longo desse ciclo de trabalho.

A revisão se fez necessária porque o Paradesporto é dinâmico, as atualizações ocorreram rapidamente, em  enos de um ano identificaram-se novos conhecimentos que precisaram ser incorporados ao material. Ainda, no decorrer da publicação dos manuais os resultados do Censo Demográfico de 2022 foram divulgados, exigindo assim a ratificação da informação.

Ao longo dos seus 10 capítulos o livro aborda as modalidades e os conceitos do paradesporto, definindo-o e explorando estratégias para o seu desenvolvimento. Além disso, o livro discute as diferentes características da classificação no paradesporto e oferece uma enciclopédia do paradesporto para consulta.

Não basta definir ou ressignificar os termos usados, mas também apontar caminhos. Caminho que inicia com a identificação de 201 possibilidades de práticas do paradesporto em 89 modalidades diferentes.

Esse livro adota uma linguagem baseada em infográficos e textos curtos, conectando a abordagem biopsicosocial e a intervenção paradesportiva. Essa relação é decodificando em uma linguagem simples e acessível para diferentes grupos e pessoas.

Outro aspecto bastante relevante é que abordaremos cenários de prática diferenciados e que muitas vezes não fazem parte de nossa formação em educação física ou nas demais áreas da saúde.

Tenham uma excelente leitura!

CIRO WINCKLER

Sumário