O Livro na Pós-graduação: Uma Metodologia Para Avaliação do Livro

Por: Beatriz C. A. Caiuby Novaes, , Rinaldo Roberto de J. Guirro, e .

RBPG - Revista Brasileira de Pós Graduação - v.5 - n.10 - 2008

Send to Kindle


Resumo

O livro, parte signifi cativa da produção intelectual da pós-graduação, não tem sido avaliado na Grande Área da Saúde. O presente artigo apresenta a metodologia desenvolvida para a avaliação do livro com base na produção da Educação Física, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, referente ao ano 2005. Como princípio, essa avaliação é desvinculada da avaliação adotada do periódico e enfatiza a dimensão qualitativa, considerando dois aspectos: relevância/impacto e perfi l da editora. Cento e oito livros oriundos de quinze programas foram avaliados, havendo predomínio de coletâneas, e muitas vezes o material apresentado nesse formato mostrou-se mais adequado se veiculado em artigo. A partir de cinco faixas de conceito - excelente, muito bom, bom, regular e fraco -, observou-se uma concentração (quase 50%) de títulos na faixa regular.

Endereço: http://www2.capes.gov.br/rbpg/images/stories/downloads/RBPG/Vol.5_10_dez2008/Debates_Artigo2_n10.pdf

Comentários


:-)





© 1996-2017 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.