Editora Editora Kelps. Brasil 2018. 298 páginas.

Sobre

Apresentação

Este livro é parte da pesquisa de doutorado em Geografia Urbana que realizei entre os anos de 2011 e 2015 na Universidade de São Paulo. Nesta pesquisa procurei compreender a produção do espaço urbano brasileiro e de sua  imagem a partir da realização da Copa do Mundo da FIFA de 2014, que aconteceu no Brasil.

Dentre os caminhos necessários para avançar nesta problemática veio à tona a necessidade de compreender as formas de atuação econômicas da FIFA. Para isso me debrucei sobre os relatórios financeiros da FIFA de 2005 até 2014. Também estudei seu Manual Operacional do Evento FIFA Fan Fest 2014 e o documento destinado à Área de Restrição Comercial da Copa do Mundo de 2014, além das estratégias da FIFA envolvendo o mascote do evento (Fuleco), a caxirola e a geração de imagens de TV. Todas estas análises e problematizações podem ser lidas aqui.

Para contextualizar a FIFA desde seu surgimento até a Copa do Mundo realizada no Brasil em 2014 escrevi um breve histórico da entidade máxima do futebol e de suas formas de atuação ao longo da história, dando ênfase aos seus processos políticos e econômicos.

Dentre a constatações mais significativas creios ser oportuno destacar, desde já, o duplo que envolve a FIFA, que é uma entidade de caráter não lucrativo, mas que controla subsidiárias extremamente lucrativas. Assim é possível, preciso até, compreender que existe uma FIFA não lucrativa que detêm FIFAs altamente lucrativas, algo que estou propondo nesse texto -e que tento comprovar baseado na análise dos Relatórios

Financeiros da própria FIFA- como uma FIFA dos gastos e outra(s) do lucros.

Espero que este texto auxílie na compreensão das formas de reprodução econômica da FIFA e de suas multifacetas formas de acumulação de capital.

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