O Lúdico Como Metodologia da Aprendizagem

Por: Emília Amélia Pinto da Costa, Isabelle Plociniak Costa, Juliana Malheiro Ferreira da Silva e .

XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Conice - CONBRACE

Send to Kindle


Resumo

O artigo aqui apresentado tem como objetivo buscar compreender de que forma professores de uma determinada turma utilizam o lúdico como metodologia de ensino, demonstrando a importância dessa ferramenta. Para tanto, contamos com o apoio do Grupo de estudos e pesquisa em Lazer, Espaço e Cidade (GEPLEC), mais especificamente Do Programa Licenciar da Universidade Federal do Paraná , e também do Colégio Estadual do Paraná.
Como métodos foram utilizados questionários com os alunos de um sétimo ano do Colégio Estadual do Paraná. O questionário conteve uma breve interpretação sobre o conceito de lúdico e perguntas referentes à presença do lúdico durante as aulas, como o mesmo pode ser desenvolvido, se auxiliava ou não na aprendizagem e se comportamento dos alunos influenciava na utilização dessa ferramenta metodológica.
A escolha dessa turma se deu através da indicação da coordenadora do ensino fundamental, em razão disponibilidade no momento da pesquisa. A aplicação do questionário ocorreu no final de uma aula da disciplina de biologia, o qual os alunos tiveram vinte minutos para responder. Durante o preenchimento do questionário os alunos não podiam conversar entre si, porém era permitido tirar dúvidas com os pesquisadores.
Após obter as respostas de 33 alunos, analisamos o conteúdo exposto a partir de embasamento teórico.

Endereço: http://cbce.tempsite.ws/congressos/index.php/conbrace2013/5conice/paper/view/5314

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.