O Lúdico Essencial e o Lúdico Instrumental:o Jogo nas Aulas de Educação Física Escolar.

Por: Katia Cristina Montenegro Passos.

147 páginas. 1995

Send to Kindle


Resumo

Este estudo encontra-se inserido na linha de pesquisa Ação e Formação do Profissional de Educação Física e Lazer desenvolvida no Mestrado em Educação Física da Universidade Gama Filho. Os objetivos do estudo foram: analisar as atividades desenvolvidas nas aulas de Educação Física Escolar do 1º Grau, quanto aos aspectos que viabilizam o desenvolvimento da personalidade e da linguagem: ludicidade (interação e troca de papéis) e participação (cooperação e tomadas de decisões); identificar e compreender as representações com as quais os professores de Educação Física Escolar orientam a conduta pedagógica; verificar as convergências e divergências entre as representações e a prática do professor. A investigação foi do tipo descritiva e a análise foi desenvolvida segundo uma abordagem qualitativa. Os instrumentos utilizados foram a observação direta e sistemática e a entrevista semi-estruturada. A amostra constituiu-se de professores de Educação Física de 3ª e 4ª séries do 1º Grau e das aulas desenvolvidas por eles. Concluiu-se que a concepção de Educação Física que permeou a conduta pedagógica dos professores foi a docilização-socialização, cuja representação orientadora foi o controle. Os professores instrumentalizam o jogo para a convivência social dentro da ordem do mundo atual, abandonando o lúdico essencial, elemento fundamental para o ser humano.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=1364&listaDetalhes%5B%5D=1364&processar=Processar

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.