Resumo

Desde o final da década de 1980 diversos pesquisadores têm se debruçado na tentativa de definir o que é a Educação Física escolar, quais são seus objetivos e conteúdos. Pautadas em diferentes áreas de conhecimento, tais tentativas de conceituar a disciplina geraram, ao invés de consenso, opiniões e abordagens distintas. Essa proliferação de Abordagens levou a Educação Física a perda de sua especificidade, tanto no meio acadêmico como no âmbito das práticas pedagógicas de milhares de professores que atuam diariamente nas escolas. Se não há consenso nem mesmo entre os próprios professores da Educação Física, não há como esperar um entendimento claro sobre a disciplina por parte daqueles que sequer possuem formação na área, como é o caso dos gestores pedagógicos. Partindo do pressuposto de que, no processo de construção do planejamento de do Projeto Político Pedagógico da escola, os gestores partem de conhecimentos empíricos que os professores de Educação Física propagam, bem como pela visão perpetuada pelo senso comum, o objetivo desta pesquisa foi compreender o modo como os gestores (que pertencem a outra área de formação) produzem um entendimento sobre a disciplina de Educação Física escolar. Ou seja, a intenção foi analisar como os gestores compreendem o lugar dela na escola e no Projeto Político Pedagógico. A pesquisa, de caráter qualitativo, foi realizada a partir de revisão bibliográfica e estudo de campo. Para tanto, foram entrevistadas três gestoras pedagógicas de escolas públicas da cidade de campinas – SP. Na análise dos dados consideramos a compreensão das gestoras sobre gestão democrática, Projeto Político Pedagógico e o lugar da Educação Física no processo educacional. Pudemos perceber, a partir das análises, que a Educação Física ainda ocupa um lugar marginal na escola, que muitos são os conflitos em relação a implementação do Projeto Político Pedagógico e, dentre outras questões, que ainda há uma enorme distância entre a Universidade (pesquisa) e a escola. Os dados apontaram para a importância de estudos e reflexões a respeito do lugar da Educação Física e suas possibilidades no Projeto Político Pedagógico.

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